Os(As) Terapeutas Holísticos(as) avaliados(as) e registrados(as) na OPISB, atuam regularizados(as) por meio desta associação de classe dos profissionais das terapias integrativas, complementares, alternativas, sistêmicas e/ou psicoespirituais em prol da saúde integral, qualidade de vida e/ou bem-estar físico, mental, emocional, espiritual, social e ecológico dos seres vivos, de todos os estados do Brasil, conforme Estatuto.
"Em meados de 2017, a unidade técnica de Medicina Tradicional e Complementar da OMS adicionou o termo "Medicina Integrativa" para abordagens integrativas de MTCI e medicina convencional em relação a políticas, conhecimentos e prática.
Um projeto está em andamento para definir e melhor compreender essa integração, assim como a medicina integrativa, e fornecer orientação aos Estados Membros sobre os critérios e elementos das melhores práticas para integrar as MTCI nos sistemas de saúde nacionais.
Os cuidados de saúde integrativos muitas vezes reúnem abordagens convencionais e complementares de forma coordenada. Enfatizam uma abordagem holística e focada no paciente para cuidados de saúde e bem-estar - muitas vezes incluindo aspectos mentais, emocionais, funcionais, espirituais, sociais e comunitários – e tratam a pessoa como um todo e não só sua condição/doença isolada."
Fonte: OPAS - Organização Pan-Americana em Saúde | OMS - Organização Mundial da Saúde