SEJAM BEM-VINDOS AO SITE DE REGISTRO OPISB 718
MULTIPROFISSIONAL INTEGRATIVO EM SAÚDE
VÁLIDO EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL
Prof. Mauro Martins iniciou os seus estudos em 1997, no início de sua vida monástica Buddhica, participou de diversos workshops. Começou com o estudo de Jhorei e posteriormente se aprofundou em Reiki, Moxa e várias outras técnicas orientais, incluindo acupuntura, do-in e shiatsu.
Em 2017, concluiu o grau de Mestre em Reiki com um Mestre argentino, Prof. Adrián Rancho, também budista. Desde então, vem expandindo continuamente seus conhecimentos e habilidades. A partir de 2022, especializou-se em terapias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), com foco em diagnóstico pela pulsação e língua, através do Instituto Caminhos do Shen; participou de cursos relacionados à quadris e membros inferiores (Método FOR do Prof. Dr. Amir Cúrcio), oferecidos pelo próprio criador do método, e Suplementação Natural Avançada, método desenvolvido e ministrado pela Dr.ª Ryuza Gonçalves.
Adquiriu diversas certificações em áreas como, iridologia, apiterapia, arteterapia, massoterapia, geoterapia, quiropraxia, reflexologia, terapia de casais, coaching e master coaching, parapsicologia, psicanálise, psicoterapia, tui-na, cone hindu, sonoroterapia e mindfulness, oferecidas pela IBRATH.
Reconhecido internacionalmente como Terapeuta Holístico pelo Holistic Therapists Council e como Psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise. Em 2023, recebeu sua certificação internacional e iniciou a graduação em Terapias Integrativas Complementares. Simultaneamente, ingressou na pós-graduação em Artes Marciais. Prof. Mauro continua estudando e aprimorando suas habilidades em diversas técnicas terapêuticas, sempre buscando o desenvolvimento contínuo e a excelência profissional.
Clique no mapa e veja a localização
São Paulo/SP
Os(As) Multiprofissionais Integrativos(as) em Saúde, identificados(as) nas funções de Terapeutas e exercem como Especialistas, Facilitadores(as), Instrutores(as), Mentores(as), Palestrantes, Ministrantes e/ou Coordenadores(as) de Cursos e/ou Terapeutas, atuam regularizados(as) por meio desta associação de classe dos profissionais das terapias integrativas, complementares, alternativas, sistêmicas e/ou psicoespirituais em prol da saúde integral, qualidade de vida e/ou bem-estar físico, mental, emocional, espiritual, social e ecológico dos seres vivos, de todos os estados do Brasil, conforme Estatuto, e Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
O Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde à chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Desde o início da publicação em 2006, pode-se destacar o interesse crescente da população por uma forma de atenção humanizada e de cuidado singular, iniciando o desenho de uma nova cultura de saúde e a ampliação da oferta destas práticas na rede de saúde pública e privada.
Os novos procedimentos que serão acrescentados e todos que já foram aprovados são publicados na forma das Portarias Ministeriais, iniciando nº 971 em 03 de maio de 2006 e nº 1.600 de 17 de julho de 2006, Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS para serem integradas aos sistemas oficiais de saúde, tendo como manual escrito o livro - Caderno de Atenção Básica 31(trinta e um), publicado em 2012 pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Atenção à Saúde e Departamento de Atenção Básica; Diário Oficial da união, seção 1- nº60 de 28/03/2017.
Os(As) Terapeutas Holísticos(as) avaliados(as) e registrados(as) na OPISB, atuam regularizados(as) por meio desta associação de classe dos profissionais das terapias integrativas, complementares, alternativas, sistêmicas e/ou psicoespirituais em prol da saúde integral, qualidade de vida e/ou bem-estar físico, mental, emocional, espiritual, social e ecológico dos seres vivos, de todos os estados do Brasil, conforme Estatuto.
"Em meados de 2017, a unidade técnica de Medicina Tradicional e Complementar da OMS adicionou o termo "Medicina Integrativa" para abordagens integrativas de MTCI e medicina convencional em relação a políticas, conhecimentos e prática.
Um projeto está em andamento para definir e melhor compreender essa integração, assim como a medicina integrativa, e fornecer orientação aos Estados Membros sobre os critérios e elementos das melhores práticas para integrar as MTCI nos sistemas de saúde nacionais.
Os cuidados de saúde integrativos muitas vezes reúnem abordagens convencionais e complementares de forma coordenada. Enfatizam uma abordagem holística e focada no paciente para cuidados de saúde e bem-estar - muitas vezes incluindo aspectos mentais, emocionais, funcionais, espirituais, sociais e comunitários – e tratam a pessoa como um todo e não só sua condição/doença isolada."
Fonte: OPAS - Organização Pan-Americana em Saúde | OMS - Organização Mundial da Saúde