PLANTAS MEDICINAIS
Espécie vegetal, cultivada ou não, administrada por qualquer via ou forma, que exerce ação terapêutica.
FITOTERAPIA
Estudo das plantas medicinais e suas aplicações na promoção, na proteção e na recuperação da saúde.
A fitoterapia, como terapêutica, caracteriza-se pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. ii) Foi institucionalizada no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). Ver Medicamento fitoterápico; Planta medicinal; Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS; Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
FITOENERGÉTICA
Técnica terapêutica de promoção da saúde que considera, como princípio básico, o potencial energético das plantas para alcançar a restauração do equilíbrio, o controle das emoções e dos pensamentos, bem como a elevação da consciência, atuando, assim, de modo positivo no campo vibracional de cada ser vivo e agindo nas causas geradoras de doenças.
Notas: i) A fitoenergética foi desenvolvida a partir de pesquisas com bioeletrografia (fotografia do campo energético, também conhecida como foto Kirlian), técnica que permite analisar o padrão energético do indivíduo. ii) A forma de utilização das plantas compreende a preparação de chás ou sucos, o uso como temperos e como sachês, entre outras aplicações. Ver Óleos essenciais; Terapia de florais.
FITOMEDICAMENTO, Sinônimo de Medicamento fitoterápico.
FITOQUÍMICO
Substância antioxidante encontrada nos vegetais que confere cor aos alimentos e ajuda a prevenir e a tratar doenças. Nota: como exemplo, tem-se: os fitoquímicos de cor laranja e amarela (mamão e cenoura) são ricos em betacaroteno, que fortalece o sistema imunológico; os de cor vermelha (tomate e melancia) contêm licopeno, que previne doenças do coração e diversos tipos de câncer; os de cor verde (brócolis e kiwi) apresentam luteína, zeaxantina e clorofila, que protegem os olhos, desintoxicam o corpo, regulam a pressão e reforçam os sistemas imunológico e circulatório; os de cor azul e roxa (berinjela e uva rosada) contêm a antocianina, que previne contra doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e previne contra o câncer; os de cor branca (cebola e alho) apresentam alicina, que combate infecções e contribui para a redução do colesterol, triglicérides e pressão sanguínea. Ver Dietoterapia chinesa; Fitoterapia.
FITOTERÁPICO, sinônimo Medicamento fitoterápico.
FITOTERÁPICO INDUSTRIALIZADO, sinônimo Medicamento fitoterápico industrializado.
FITOTERÁPICO MANIPULADO
Medicamento fitoterápico preparado em farmácias de manipulação autorizadas pela vigilância sanitária. Ver Farmácia de manipulação de fitoterápicos; Medicamento fitoterápico; Medicamento fitoterápico industrializado.
PROFISSIONAIS INTEGRATIVOS EM SAÚDE
➤ Prof. Dr. h.c. Lafaiete Freitas
➤ Cleide Novais
➤ Rainer Rochus Parasin
➤ Edmeire Costa
➤ Ignacio Morante
➤ Arivaldo Santos Alves
➤ Valéria Pegoraro
➤ Nadia Santana