OPISB Ordem dos Profissionais Integrativos em Saúde no Brasil

2020

#FiqueEmCasa

Nesse momento de isolamento e distanciamento social, preparamos um conjunto de orientações referenciadas pelo uso e sabedoria ancestral-tradicional e pelo conhecimento científico. As recomendações aqui expressas são sugestões de estímulo à imunidade e melhora da qualidade de vida. Não há qualquer sugestão de ação direta sobre o vírus ou mudança na evolução e prognóstico da doença específica.
É FUNDAMENTAL SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES DA
OMS E DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

SUS - Sistema único de Saúde | Prefeitura de Floranópolis

2019

 

 

CCJ aprova regulamentação da prática de acupuntura - Proposta aprovada autoriza a prática por não-médicos.

 

.

Congresso Nacional: CNS apoia frente parlamentar mista sobre Práticas Integrativas no SUS 

Deputados e senadores lançaram Frente Parlamentar Mista em Defesa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e da Felicidade – Frente Holística

Fonte: Conselho Naciona de Saúde - Ministério da Saúde

 

Manifesto Nacional em Apoio as PICS lançado na instalação da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas e Complementares e da Felicidade do Congresso Nacional ocorrida no dia 29 de maio de 2019, em Brasília.

2018

Resolução CMS Nº 03/2018 -  Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Aprova os valores da tabela de procedimentos das Terapias integrativas e Complementares e Holísticas.

 

.

Chamada CNPq/MS/SCTIE/Decit Nº 19/2018 - Fitoterápico - Inscrições: 17/07/2018 a 30/08/2018

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D & I) em fitoterápicos simples passíveis de registro, com vistas ao desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas de plantas medicinais e fitoterápicos e o fortalecimento da indústria farmacêutica nacional, bem como confirmar, por meio de estudos clínicos, a segurança e eficácia de medicamentos fitoterápicos presentes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

 

Chamada publica CNPQ Fitoterápico

.

Curso de Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica - EaD

Qualificando essa ampliação de ofertas de cuidado em saúde, será lançado no dia 01 de agosto, próxima quarta-feira,  o Curso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, numa ação de educação permanente direcionada principalmente aos profissionais que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Departamento de Atenção Básica - Ministério da Saúde

 

.

O lançamento da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas, foi lançada no 1º INTERCONGREPICS que aconteceu em março de 2018, na cidade do Rio de Janeiro.

.

 

 

O Ministério da Saúde publica em março de 2018, o "Glossário Temático Práticas Integrativas e Complementares em Saúde". A obra foi lançada durante o 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública. 

 

Glossário temático PNPIC.png

.

 
 
Mais 10 práticas integrativas são inseridas na PNPIC

Ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou a ampliação da Política durante o INTERCONGREPICS que aconteceu entre os dias 12 e 15 de março de 2018 no Rio de Janeiro

2013

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão 342.3.54.O - Data: 29/10/2013

 

Definição de plano de trabalho pela Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas da Saúde. Relevância do trabalho realizado pela Escola Superior de Ciências Tradicionais e Ambientais - ESCAM, em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.