OPISB Ordem dos Profissionais Integrativos em Saúde no Brasil

 SEJAM BEM-VINDOS AO SITE DE REGISTRO OPISB 154

MULTIPROFISSIONAL INTEGRATIVO EM SAÚDE

 
 
Prof. Dr. Alberto França
profissionaisintegrativos.org.br/opisb154
Terapeuta Integrativo
Ministrante e Coordenador de Cursos e Terapeutas

Doutor Honóris Causa em Medicina Tradicional Chinesa. Mestre em Tai Chi Chuan e Kung Fu.
Pós-graduado em Acupuntura.

Educação Física | CREF 002142-P/BA.

 

O Prof. Dr. Alberto França possui uma longa e consistente trajetória no aprendizado e difusão da cultura e conhecimento chineses em vários estados do Brasil, na Argentina e, mais especificamente, na Bahia, onde reside atualmente.
O seu caminho se iniciou ainda na infância quando, aos 11 anos, passou a praticar Kung Fu e Tai Chi Chuan em São Paulo com o sifu chinês Li Cheng Sheng, seu primeiro mestre de artes marciais, de quem sempre se lembra com muito carinho e respeito. Quando ele voltou para a China, mestre França continuou treinando Tai Chi com Flávio Mainero, sob cuja direção permanece a Associação Hastinapura, na linhagem Yang do mestre Sheng, com sede em Buenos Aires.

Ainda em São Paulo, Mestre França conheceu o sifu Li Hon Ki, até então grande autoridade no Brasil no estilo Hung Gar de Kung Fu, que decidiu dedicar-se a ampliar seus conhecimentos de Wing Chun na linhagem do Mestre Ducan Sil Hung Leung, a quem passou a representar no Brasil e em toda América do Sul, tornando-se presidente da International Li Hon Ki Martial Arts and Medicine Herbalist, além de membro vitalício da Duncan Leung Wing Chun Academy – Applied Wing Chun. Segundo mestre França, somente com mestre Li Hon Ki conheceu a potente eficiência das técnicas do sistema Wing Chun, começando a treiná-lo intensamente, até ser indicado como representante do mestre Li Hon Ki na Bahia no final da década de 80.


Simultaneamente, o Mestre França ainda investia seu tempo e interesse no aprendizado das artes de terapia e cura chinesas, a exemplo da acupuntura e shiatsu, que aprendeu em São Paulo, ainda na década de 80. Afirma, entretanto, que foi a partir do curso do mestre Li Hon Ki, em meados dos 90 na Bahia, que começou a ver uma verdadeira eficiência em seus tratamentos de acupuntura, por cuja experiência, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidad de los Pueblos de Europa, em 1999.

Voltando à Bahia, sua terra natal, em 1986, mestre França procurou fomentar o ensino do Kung Fu, tornando-se pioneiro na implantação e expansão de um trabalho sério de construção da continuidade da família Wing Chun no estado e em boa parte do nordeste (Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte), plantando suas sementes a partir dos cursos de formação de instrutores que dão continuidade e representatividade ao sistema na região.

Além de treinar e formar diversos instrutores que o representam a partir da Federação Baiana de Kung Fu que fundou e dirigiu ao lado do professor José Augusto Maciel Torres, mestre França constitui, na Bahia e nordeste, o elo com a linhagem Wing Chun do sifu Duncan Leung, promovendo periodicamente, desde os 90, seminários e cursos com o mestre Li Hon Ki em Salvador, já tendo inclusive recebido em seu espaço na capital baiana – Centro Oriental de Terapias Holísticas – o mestre Darren Leung, filho do mestre Duncan.
No que diz respeito ao Tai Chi Chuan, muito embora Salvador já tivesse praticantes desde o final dos anos 70 no circuito naturalista, a expansão do contato do público soteropolitano com esta arte vai se dar em 1990, com a promoção de aulas públicas, palestras e cursos de extensão ministrados pelo mestre França na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Estadual de Feira de Santana.


Atualmente, o Prof. Dr. Alberto França desenvolve suas atividades no Centro Oriental de Terapias Holísticas, em Salvador, ministrando cursos de formação em Kung Fu Wing Chun, Tai Chi Chuan e Acupuntura, dando continuidade a uma consistente trajetória de disseminação e fortalecimento das artes marciais e terapêuticas chinesas na Bahia.

 

 

Clique no mapa e veja a localização 

Ladeira do Pepino, 47.  Brotas - Salvador /BA.

Os(As) Multiprofissionais Integrativos(as) em  Saúde, identificados(as) nas funções de Terapeutas e exercem como Especialistas, Facilitadores(as), Instrutores(as), Mentores(as), Palestrantes, Ministrantes e/ou Coordenadores(as) de Cursos e/ou Terapeutas, atuam regularizados(as) por meio desta associação de classe dos profissionais das terapias integrativas, complementares, alternativas, sistêmicas e/ou psicoespirituais em prol da saúde integral, qualidade de vida e/ou bem-estar físico, mental, emocional, espiritual, social e ecológico dos seres vivos, de todos os estados do Brasil, conforme Estatuto, e  Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). 
O Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde à chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Desde o início da publicação em 2006, pode-se destacar o interesse crescente da população por uma forma de atenção humanizada e de cuidado singular, iniciando o desenho de uma nova cultura de saúde e a ampliação da oferta destas práticas na rede de saúde pública e privada.
Os novos procedimentos que serão acrescentados e todos que já foram aprovados são publicados na forma das Portarias Ministeriais, iniciando nº 971 em 03 de maio de 2006 e nº 1.600 de 17 de julho de 2006, Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS para serem integradas aos sistemas oficiais de saúde, tendo como manual escrito o livro - Caderno de Atenção Básica 31(trinta e um), publicado em 2012 pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Atenção à Saúde e Departamento de Atenção Básica; Diário Oficial da união, seção 1- nº60 de 28/03/2017.