OPISB - Ordem dos Profissionais Integrativos no Brasil

 SEJAM BEM VINDOS AO SITE DE REGISTRO

_________________________________________________________________

Profissional Integrativo em Saúde

Bacharel em Teologia - Pós Graduado em Acupuntura

www.centroorientaldeterapias.com.br/

O Mestre Alberto França possui uma longa e consistente trajetória no aprendizado e difusão da cultura e conhecimento chineses em vários estados do Brasil, na Argentina e, mais especificamente, na Bahia, onde reside atualmente.
O seu caminho se iniciou ainda na infância quando, aos 11 anos, passou a praticar Kung Fu e Tai Chi Chuan em São Paulo com o sifu chinês Li Cheng Sheng, seu primeiro mestre de artes marciais, de quem sempre se lembra com muito carinho e respeito. Quando ele voltou para a China, mestre França continuou treinando Tai Chi com Flávio Mainero, sob cuja direção permanece a Associação Hastinapura, na linhagem Yang do mestre Sheng, com sede em Buenos Aires.

Ainda em São Paulo, mestre França conheceu o sifu Li Hon Ki, até então grande autoridade no Brasil no estilo Hung Gar de Kung Fu, que decidiu dedicar-se a ampliar seus conhecimentos de Wing Chun na linhagem do Mestre Ducan Sil Hung Leung, a quem passou a representar no Brasil e em toda América do Sul, tornando-se presidente da International Li Hon Ki Martial Arts and Medicine Herbalist, além de membro vitalício da Duncan Leung Wing Chun Academy – Applied Wing Chun. Segundo mestre França, somente com mestre Li Hon Ki conheceu a potente eficiência das técnicas do sistema Wing Chun, começando a treiná-lo intensamente, até ser indicado como representante do mestre Li Hon Ki na Bahia no final da década de 80.

Simultaneamente, o mestre França ainda investia seu tempo e interesse no aprendizado das artes de terapia e cura chinesas, a exemplo da acupuntura e shiatsu, que aprendeu em São Paulo, ainda na década de 80. Afirma, entretanto, que foi a partir do curso do mestre Li Hon Ki, em meados dos 90 na Bahia, que começou a ver uma verdadeira eficiência em seus tratamentos de acupuntura, por cuja experiência, recebeu o título de Doutor Honoris Causae em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidad de los Pueblos de Europa, em 1999.

Voltando à Bahia, sua terra natal, em 1986, mestre França procurou fomentar o ensino do Kung Fu, tornando-se pioneiro na implantação e expansão de um trabalho sério de construção da continuidade da família Wing Chun no estado e em boa parte do nordeste (Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte), plantando suas sementes a partir dos cursos de formação de instrutores que dão continuidade e representatividade ao sistema na região.

Além de treinar e formar diversos instrutores que o representam a partir da Federação Baiana de Kung Fu que fundou e dirigiu ao lado do professor José Augusto Maciel Torres, mestre França constitui, na Bahia e nordeste, o elo com a linhagem Wing Chun do sifu Duncan Leung, promovendo periodicamente, desde os 90, seminários e cursos com o mestre Li Hon Ki em Salvador, já tendo inclusive recebido em seu espaço na capital baiana – Centro Oriental de Terapias Holísticas – o mestre Darren Leung, filho do mestre Duncan.
No que diz respeito ao Tai Chi Chuan, muito embora Salvador já tivesse praticantes desde o final dos anos 70 no circuito naturalista, a expansão do contato do público soteropolitano com esta arte vai se dar em 1990, com a promoção de aulas públicas, palestras e cursos de extensão ministrados pelo mestre França na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Estadual de Feira de Santana.


Atualmente, o mestre Alberto França desenvolve suas atividades no Centro Oriental de Terapias Holísticas, em Salvador, ministrando cursos de formação em Kung Fu Wing Chun, Tai Chi Chuan e Acupuntura, dando continuidade a uma consistente trajetória de disseminação e fortalecimento das artes marciais e terapêuticas chinesas na Bahia.