OPISB Ordem dos Profissionais Integrativos em Saúde no Brasil

 SEJAM BEM-VINDOS AO SITE DE REGISTRO OPISB 001

MULTIPROFISSIONAL INTEGRATIVO EM SAÚDE

VÁLIDO EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL

Prof. Dr. Norberto Pinto, Multiprofissional Integrativo em Saúde (Psicoterapeuta | Naturopata), Fundador da OPISB - Ordem dos Profissionais Integrativos em Saúde no Brasil, Escritor e Doutor em Psicologia Organizacional (Universidade Cambridge). Reconhecido através de vários certificados de Doutor em Notório Saber e Honoris Causa, emitidos por instituições nacionais e internacionais. Título de Comendador conferido pela Assembléia Legislativa do Paraná, com apoio da Cruz vermelha e OMS - Organização Mundial de Saúde. Mestrado em Terapias Integrativas (U.Los Pueblos), Pós-Graduação em Neuropsiquiatria (FACREDENTOR), Psicopedagogia (Faculdade Monte Negro), Educação Física (CREF/P BA-003189) e Psicanálise Clínica (SPOB). Ex-Vice-Presidente do Sindicato dos Psicanalistas e Terapeutas Psicobioenergéticos do Estado da Bahia.

Clique no mapa e veja a localização 

Rua São João, 28A - São Cristóvão, Salvador/BA.

Os(As) Multiprofissionais Integrativos(as) em  Saúde, identificados(as) nas funções de Terapeutas e exercem como Especialistas, Facilitadores(as), Instrutores(as), Mentores(as), Palestrantes, Ministrantes e/ou Coordenadores(as) de Cursos e/ou Terapeutas, atuam regularizados(as) por meio desta associação de classe dos profissionais das terapias integrativas, complementares, alternativas, sistêmicas e/ou psicoespirituais em prol da saúde integral, qualidade de vida e/ou bem-estar físico, mental, emocional, espiritual, social e ecológico dos seres vivos, de todos os estados do Brasil, conforme Estatuto, e  Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). 
O Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde à chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Desde o início da publicação em 2006, pode-se destacar o interesse crescente da população por uma forma de atenção humanizada e de cuidado singular, iniciando o desenho de uma nova cultura de saúde e a ampliação da oferta destas práticas na rede de saúde pública e privada.
Os novos procedimentos que serão acrescentados e todos que já foram aprovados são publicados na forma das Portarias Ministeriais, iniciando nº 971 em 03 de maio de 2006 e nº 1.600 de 17 de julho de 2006, Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS para serem integradas aos sistemas oficiais de saúde, tendo como manual escrito o livro - Caderno de Atenção Básica 31(trinta e um), publicado em 2012 pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Atenção à Saúde e Departamento de Atenção Básica; Diário Oficial da união, seção 1- nº60 de 28/03/2017.