Prática terapêutica vibracional que adota o direcionamento intencional de energia, com uso das mãos, como foco facilitador do processo de cura.
Notas: i) O toque terapêutico é uma interpretação contemporânea de antigos métodos de cura que trata do uso inteligente das funções terapêuticas do campo de energia vital do ser humano. ii) Foi a primeira técnica de cura pelas mãos incluída nos currículos formais de universidades no Ocidente.
Fonte: Glossário Temático Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Secretaria-Executiva,Secretaria de Atenção à Saúde. Ministério da Saúde, Brasília-DF / 2018
A Barra de Access é uma prática terapêutica, baseada na estimulação leve de 32 pontos localizados na cabeça. Esses pontos estão associados a áreas específicas da experiência humana, como emoções, crenças, padrões comportamentais e processos mentais.
A aplicação consiste em toques sutis que visam promover relaxamento profundo, reduzir tensões e favorecer estados ampliados de bem-estar e clareza mental. A técnica é classificada como prática complementar, podendo ser utilizada para apoio emocional, manejo de estresse e equilíbrio energético.
CALATONIA
A Calatonia é uma técnica terapêutica criada pelo médico húngaro Pethö Sándor, que envolve toques sutis em pontos específicos do corpo para induzir um estado profundo de relaxamento e favorecer processos de integração psicofísica.
Essa abordagem se baseia na ideia de que o corpo e a mente estão interligados e que, ao atingir um relaxamento profundo, é possível liberar tensões acumuladas e acessar conteúdos inconscientes de forma espontânea. A prática da calatonia tem influência da psicologia junguiana e de abordagens corporais, sendo utilizada em psicoterapia.
PROFISSIONAIS INTEGRATIVOS EM SAÚDE