ANTROPOSOFIA
Filosofia desenvolvida por Rudolf Steiner, caracterizada como um processo de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que vincula o método científico convencional ao espiritual sendo, por isso, considerada “ciência espiritual”.
Nota: a antroposofia é aplicada em diversos campos, como Agricultura, Arquitetura, Pedagogia e Saúde.
ANTROPOSOFIA APLICADA EM SAÚDE
Aplicação, na esfera da saúde, dos conhecimentos antroposóficos que buscam compreender e tratar o ser humano em sua integralidade, considerando sua biografia e sua relação com a natureza.
Nota: oferece uma abordagem interdisciplinar de cuidados com diferentes recursos terapêuticos, tais como: terapia medicamentosa, aplicações externas, banhos terapêuticos, massagem rítmica, terapia artística, euritmia, quirofonética, cantoterapia e terapia biográfica.
APLICAÇÃO EXTERNA ANTROPOSÓFICA
Uso de substâncias ou de toques na pele – orientado por conhecimentos antroposóficos – que exerce efeito terapêutico, propiciando a absorção de princípiosmedicamentosos e a cura endógena.
Notas: i) A aplicação externa utiliza substâncias como chás medicinais, emulsões de plantas, pomadas de metais ou vegetais, óleos essenciais e raízes de plantas. ii) Banho medicinal, cataplasma, compressa, enfaixamento, escalda-pés, fricção e massagem são exemplos de aplicação externa. Ver Antroposofia
aplicada à saúde; Medicina antroposófica.
Fonte: Glossário Temático Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Secretaria-Executiva,Secretaria de Atenção à Saúde. Ministério da Saúde, Brasília-DF / 2018
PROFISSIONAIS INTEGRATIVOS EM SAÚDE
➤ Daphne Kalbeitzer
➤ Helena Giesta
➤ Aline Monfredini